sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lançando mão do arado, em pleno asfalto

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."Mateus 22:29
"Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,"2 Coríntios 3:5





Ultimamente tenho distribuído Bíblias. Cheguei à conclusão de que não existe presente melhor.

Tenho também falado com professores, estudiosos e pesquisadores que se dedicam a propalar o conhecimento secular. E ofereço-lhes a Palavra.
As reações são as mais diversas. Mas o que dói é ver gente – querida - “sábia” e “justa” a seus próprios olhos. O orgulho definitivamente funciona como um cimento à beira do caminho: impossibilita o plantio e atrai o bico voraz do inimigo das nossas almas.

Mas não faz mal, amanhã lançarei a semente no mesmo lugar. De novo.
.
.
.
Até porque, de repente posso sentir a alegria de receber no celular uma mensagem como a de hoje, de um mestre, colega, e amigo: "Estou lendo (...)". E uma pitada de humildade foi o suficiente para permitir que ele se deixasse maravilhar pelo significado da Palavra .





"Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve."Lucas 10:21

Abandono de causa?


"Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome."Malaquias 3:16


Meus amigos (especialmente os meninos) costumam irritar-se com minha memória. Sei que há um humorista americano que teoriza a respeito da capacidade feminina de lembrar coisas, classificando-a como “memória emocional”. Durante algum tempo, inclusive, alguém muito querido divertia-se a valer associando-me a ela.
O fato é que sou péssima com datas, esqueço praticamente tudo o que leio - se não o fizer por pelo menos umas três vezes, e durante muitos anos não sabia nem ao menos o meu número de identidade de cor. Mas sempre recordo fatos, palavras e até gestos presenciados.
Mais: Acontecimentos cotidianos remetem-me a pessoas amadas. O resultado é um verdadeiro “empesteamento” das caixas de mensagens de amigos com testemunhos, poemas, excertos de obras literárias, músicas, notícias de jornal. É quase incontrolável, não consigo deixar de lembrá-los.

Lendo o livro do profeta Ezequiel deparamo-nos muitas vezes com a expressão “o Senhor abandonou a terra” . Essa era a desculpa para o povo dedicar-se a toda a dissolução doutrinária, idolatria e iniquidade.
Hoje não é diferente. A maioria das pessoas envolve-se com o mundo a pretexto de que Jesus tem coisas mais importantes para cuidar do que “esse pecadinho tão inocente que estou cometendo agora”.
É claro que Deus se lembra. Se eu, uma completa “avoada” (palavra da minha avó) e “sonsa” (palavra de um colega) recordo, e me importo, é claro que o nosso Criador se incomoda com absolutamente todo e qualquer detalhe de nossa vida.


Estive com uma das pessoas supracitadas um dia desses e ela me remeteu a uma brincadeira que fazíamos há quase um ano atrás. Permaneci em silêncio, o que fez com que meu interlocutor achasse que minha memória falhara. A verdade é que estava um pouco chateada e não queria brincar naquele momento. Mas é óbvio que o assunto permanecia vivíssimo em minha mente.

Esse fato deixou-me a refletir: Deus está chateado e absolutamente não quer brincar. Chateado com todos nós que proclamamos pertencer ao seu povo, mas que o temos negligenciado. E que simplesmente achamos que podemos retornar a qualquer momento com nossas anedotas, nossos sorrisos, sem qualquer arrependimento ou compromisso com Ele. Sem qualquer mudança efetiva de vida.

Ele se cala justamente por se importar tanto.

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras."Apocalipse 20:12

domingo, 20 de maio de 2012

Orando para nunca perecer

"Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, diga agora Israel;
Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade; todavia não prevaleceram contra mim." 
Salmos 129:1-2 





Observei durante muitos anos meus pupilos adolescentes e cheguei a uma triste constatação: A maioria não ora. Digo triste, não como forma de censura, mas por saber por minha experiência pessoal que ou o jovem desenvolve a vontade de orar, ou... fica realmente muito difícil vencer.
Há pouco tempo descobri que tenho uma leve fobia social. Sei que parece absurdo dizer que uma pessoa que ora, prega, ensina, toca e canta em público possa ter essa doença. Mas é verdade. E ela foi enfrentada diariamente com oração.
É claro que não quero aqui combater a psicoterapia. Apenas conto meu testemunho. Dia após dia, desde meus treze anos (o que, a essa altura, significa metade da minha existência ;), levanto-me alguns minutos antes do que seria “necessário”. Para obter o santo remédio de falar com Deus.
Não pense que isso é uma vaidade. É uma necessidade. Ou oro, ou não consigo levar a cabo as atividades cotidianas.
Mas isso não serve só para quem apresenta bloqueios psíquicos. Jesus disse “sem mim, NADA podeis fazer ”. E isso é ainda mais sério quando se está sob a influência de implacáveis hormônios, como os que passam pela fase adolescente.

Pense bem: quantos segredos, medos, ansiedades, sonhos, frustrações e emoções das mais variadas passam por sua vida, todos os dias? Há alguém melhor do que Cristo a quem confiá-los? Faça essa experiência: separe alguns minutos antes de começar o seu dia para falar com Jesus. O assunto que o aborrece pode parecer bobagem, mas tenho certeza de que Ele ficará tão feliz em saber, em ser convidado a participar de sua vida! E você se sentirá muito mais confiante após essa “conversa” com o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

"Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.
Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei.
Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá. " Salmos 27:7-10 

domingo, 13 de maio de 2012

Marcar a História


"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames beneficência a e andes humildemente com o teu Deus?"Miquéias 6:8


Ontem, ouvia uma apresentação da extinta banda inglesa “Delirious”. Dizem que um dos objetivos desse grupo era marcar a história, e acredito que conseguiram. Dizem também que a formação foi extinta porque um dos líderes, Martin, resolveu não viajar mais, a fim de cuidar melhor de sua mulher, Anna, e dos filhos, e atender com mais assiduidade à sua congregação local.
De qualquer forma, achei no Youtube  um dos pontos altos da carreira musical desse grupo e ouvia "History Maker  ", cuja letra diz aproximadamente o seguinte, em tradução livre: “Oh, eu vou fazer história nessa terra/ Oh, eu vou anunciar a Verdade para toda a humanidade/ Oh, eu vou permanecer/ Oh, eu vou correr/ Para os Teus braços/ Para os Teus braços, de novo”. Mas o que mais me chamou a atenção foi que ao final do hino o Martin disse algo mais ou menos assim: “Sabe, ser alguém que faz a história tem mais a ver com as escolhas que se faz, não com estar no palco cantando. Fazer história é permanecer casado com a pessoa a quem você prometeu. É honrar seus amigos, antes mesmo de si próprio. E é andar humildemente perante  o Rei dos reis”. 
Foi uma mensagem simples, mas senti-me tocada. Num mundo egoísta e egocêntrico em que as pessoas cada vez menos querem renunciar às mínimas coisas para o bem-estar alheio (especialmente da família) e para obedecer a Deus foi como um bálsamo ver um artista ter a coragem de fazer tal declaração.

Quinta-feira passada foi um dia marcante para mim e, entre vários outros eventos, encontrei um casal amigo que espera a chegada de um bebê. O pai, que vivia um momento importante de sua vida profissional, disse-me: “Só quero que meu filho tenha saúde e seja uma boa pessoa. O resto realmente não importa”.

Hoje é comemorado o dia das mães. Nunca passei por trabalho de parto, mas se for verdade que “mãe é quem cria”, acho que tenho alguma autoridade para discorrer a respeito e concordar com meu amigo supracitado. E reiterar as palavras do Martin. É preciso tão pouco, e ao mesmo tempo é preciso tanto para marcar a história, especialmente de uma mãe. É preciso oferecer o melhor de si sempre, é preciso não desistir de lutar, é preciso revelar ter caráter, é preciso ser um cristão verdadeiro.

Só. Mas quando só isso e isso tudo aparece na vida de uma pessoa, marca-se a história de muitos.

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."Mateus 5:16


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Locus?


"E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem."Lucas 2:7

Você alguma vez já esteve em um lugar cheio de gente querida, mas sentiu que não havia lugar para você? Pior: Já chegou em uma localidade achando que seria recebido, e não havia capacidade física para acomodá-lo?

Eu já. E já vi acontecer com muita freqüência com amigos. Fico pensando: Como o Senhor se sente, sendo o Dono o Universo, e ainda assim posto para fora de nossas vidas?

"Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." João 1:10-11  

Gostamos de interpretar o versículo acima como voltado exclusivamente aos judeus que viveram na época de Jesus. Equivocadamente. Cristo é rejeitado por todos nós quando não O deixamos participar de todas as atividades cotidianas conosco. Quando negligenciamos a oração e a leitura diária da Bíblia. E, obviamente, quando fazemos coisas desagradáveis ao Seu Espírito.

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" Tiago 4:4-5  

Enquanto há vida, Ele continua batendo à porta . Um dia, um grande e terrível dia, todos baterão às portas dEle. Mas não haverá lugar para as coisas mundanas, ou aos que as priorizam.

"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles."Apocalipse 20:11

"Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;"Lucas 13:25