terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Salmo 29

Dai ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, dai ao SENHOR glória e força.
2 Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade.
3 A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.
4 A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.
5 A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.
6 Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens.
7 A voz do Senhor separa as labaredas do fogo.
8 A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.
9 A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória.
10 O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente.
11 O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.

Uma Palavra


 Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito. Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo. (...)
Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".
Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: "Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé". Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido. -Lucas 7:2-10


      Dia 23 de janeiro de 2015: Resolvia  problemas enquanto estudava, tarde da noite, quando apareceu na timeline do meu twitter a seguinte frase: “ore!”. Às vezes passa-se o dia todo em comunhão com o Senhor, inclusive fazendo-se a obra de Deus, mas o tempo corre sem que se consiga “fechar a porta do aposento e orar a Deus em secreto” (2 Reis 4:33; Mateus 6:6). É como quando trabalhamos com alguém muito amigo, mas o expediente passa sem que consigamos ter uma conversa.
      Lembro-me que há alguns anos eu trabalhava e estudava com meus melhores amigos, mas às vezes não era possível nos encontrar, nem no serviço, nem na faculdade. Costumava deixar bilhetinhos com letras de músicas perguntando onde eles estavam.
      Esse dia em particular foi o Senhor que me deixou um recado, através de um perfil de jovens chamado “Apenas um Filho”. Apenas um filho, com apenas uma palavra, despertou-me a cuidar do meu relacionamento com Cristo, mas, como a mulher do Livro de Cânticos (capítulo 5), não fui falar com o Rei imediatamente.
      Acabei esquecendo a exortação e, muitas horas depois, deitei-me para dormir. Foi quando a voz de Deus atravessou meus ouvidos, minha mente, e meu coração com as palavras do Salmo 27:8: “Buscai o meu rosto!”. Fui tomada por um choro incontrolável enquanto dizia as palavras do mesmo versículo “A tua face, Senhor, buscarei”.
      É curioso, quando se tem um histórico de caminhada com Jesus, ouvindo a voz dEle, como Ele trabalha para que voltemos à primeira caridade (Apocalipse 2:4), como Ele faz para que sintamo-nos tocados novamente, e percebamos como é importante para Ele, acima da nossa função ministerial, a relação pessoal que foi comprada com o sangue precioso do Cordeiro de Deus (1 Pedro 1:19).
      Chorei principalmente por lembrar o que diz o salmista: "Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?" (Salmos 8:3-4).


      Uma palavra. Uma palavra da Graça me basta.



"Não é a minha palavra como o fogo", pergunta o Senhor, "e como um martelo que despedaça a rocha?” - Jeremias 23:29

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Beleza "dupla-face"

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (...) Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.  - Gênesis 1:27, 31
‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’. -Atos 17:28
"Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram.” - Jó 10:8
Traze todo aquele que é chamado pelo meu nome, e que tenho criado para minha glória, e que formei e fiz. - Isaías 43:7


-Às vezes eu me odeio, sabe?

Essa frase foi dita por uma menina de cinco anos, após um garotinho ter sido chamado de “gordo” por outro aluno meu.
Minha madrinha (que tem estrutura óssea delgada) me ensinou, desde sempre, que “gordo” é sinônimo de pessoa mal-alimentada, consumidora de junk food, sedentária, doente, que não tem forças para as atividades diárias. Quem gosta de comer arroz e feijão (e legumes, e salada ;), faz atividades físicas, e cuida da saúde - na minha concepção - é forte, não importando a compleição física.
Expliquei para as crianças, nessa ocasião, que Deus nos fez em inúmeros tamanhos, cores e formas. Pedi para notarem as próprias impressões digitais e jamais esquecerem o quanto são únicas, criadas pela Mão dAquele que sabe o que faz. Mas nunca me saiu da lembrança o olhar de uma pessoazinha que não conseguia aceitar a própria imagem.
Espero que nossos leitores não se deixem levar pela mentira do mundo de que são “feios”, “gordos”, “magros demais”, “desajeitados”, e esteticamente “desprezíveis”. Claro que nosso corpo é um templo que deve ser aprimorado cotidianamente, acompanhando o progresso  espiritual e intelectual do cristão (e entra nessa meta diária uma alimentação balanceada, exercícios, e cuidados pessoais). Mas ficar o dia inteiro procurando defeitos estéticos na frente do espelho chega a ser um insulto ao Criador.
       Dizem que “isso de beleza interior é conversa de gente feia”. Pois bem, porque não ser belo(a) no interior e no exterior, e dar graças a Deus pela vida, a mente, o corpo e o espírito que ele deu a você?
       A respeito, um pouco de humor (Quino, Mafalda):



Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. - Salmos 139:13-16

Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, santo é. - 1 Coríntios 3:16-17; 1 Coríntios 6:19

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Balanço geral

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!" Salmos 133:1






Cecília Meireles, minha poetisa favorita, dizia, em Antologia Poética:



"(...)
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada."

O fato é que, enquanto estamos neste mundo (sem pertencermos a ele), tentamos contribuir com a edificação de nossos amigos, alunos, irmãos, e pessoas desconhecidas. Ultimamente os números do blog têm apontado vários visitantes de países estrangeiros: Estados Unidos, Alemanha, Rússia, França (levando-se em conta que meu primo francês só tem dois aninhos, suponho que seja a galera fã de um dos poucos homens de fé cujo trabalho admiro, mesmo sem conhecer pessoalmente: David Luiz?), Polônia, China, Portugal, Ucrânia, Reino Unido...

Queria aproveitar o ensejo e agradecer a todos vocês pelas visitas, na sincera expectativa de que as palavras aqui transcritas tenham conseguido alcançar e inspirar os corações, e enlevá-los na contemplação do nosso Deus, "pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre!" (Romanos 11:36)

E, no aguardo da vinda do nosso Senhor Jesus ("Aquele que vem virá, e não demorará." - Hebreus 10:37), deixo um excerto de um poema de Carlos Drummond de Andrade:
"O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas."


"O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um." - Colossenses 4:6
"Como água fresca para a garganta sedenta é a boa notícia que chega de uma terra distante." - Provérbios 25:25


domingo, 4 de janeiro de 2015

Que fazes tu por mim?

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. (...) Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. - Hebreus 11:8-11

"(...) eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra."- Mateus 2:9-11

Não me canso de pensar nesses homens de fé que receberam um sinal dos céus e resolveram sair a esmo, seguindo uma estrela, a fim de encontrar o Rei dos reis e oferecer a Ele os tesouros que possuíam.

Que tesouro poderíamos oferecer ao Senhor, hoje e todos os dias de nossa caminhada de fé, esperando pelos sinais de Deus?

'For where am I to go? And by what shall I steer? What is to be my quest? Bilbo went to find a treasure, there and back again; but I go to lose one, and not return, as far as I can see.' - The Fellowship of the Ring, J. R. R. Tolkien
"Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará." - Marcos 8:35
"Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." Mateus 6:21
"Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’." Marcos 12:30

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."- Romanos 12:1-2