terça-feira, 22 de novembro de 2011

Datas e a Anna

“Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” 1 Samuel 7:12


Novamente, desviando a finalidade deste blog, feliz aniversário, Anna!

Ontem comentávamos, entre risos e suspiros, tudo o que já passamos ao longo da que é considerada “a mais dura fase da vida de uma pessoa”: A adolescência.

A Bíblia diz que tudo tem o seu tempo determinado por Deus (Eclesiastes 3:1). Inclusive tempo de chorar. Hoje mesmo o Senhor me concedia a palavra dirigida à mulher cananéia Mateus 15:26: “Não é lícito tirar o pão aos filhos e  deitá-los aos cachorrinhos”. Existem momentos em que o Senhor aparentemente confirma os rótulos e discriminações mundanos (não seria ela filha, apenas por não fazer parte do povo judeu?), a fim de testar nossa fé e longanimidade.

Um dos episódios que considero favoritos das obras de C. S. Lewis (mais precisamente “A Viagem do Peregrino da Alvorada”) é o seguinte: “Então explicava a Eustáquio que o que lhe acontecera era um exemplo notável do girar da Roda da Fortuna; que, se Eustáquio estivesse em sua casa em Nárnia (de fato, era um buraco e não uma casa, no qual nem a cabeça do dragão caberia), poderia mostrar-lhe mais de cem casos parecidos, em que reis, duques, cavaleiros, poetas, apaixonados, astrônomos, filósofos e mágicos haviam caído da prosperidade para as mais desgraçadas situações, tendo muitos deles recobrado a posição anterior e vivido muito felizes dali em diante. No momento, não era muito consolador, mas, como a intenção era boa, Eustáquio nunca se esqueceu disso."

O mais importante é saber que quem controla a roda é Deus. E, se nos submetemos à vontade divina com obediência, somos filhos, herdeiros, e há a certeza: O Pai está no controle e sabe até que ponto podemos suportar.

A Bíblia também fala que Davi, após perder seu melhor amigo Jonatas, fala “Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.” 2 Samuel 1:26 Dizem que as pessoas mudam seus discursos depois que os seus entes queridos morrem. Eu, porém, não quero esperar que a morte atue (até porque sou a mais velha, pela ordem natural devo “ir” primeiro ;) para dizer: Estejamos “por cima”, ou “por baixo”, no ciclo da fortuna, sua amizade é um bálsamo em minha vida!

¶ O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário