terça-feira, 28 de abril de 2015

Um corajoso cego vendo o Invisível e experimentando o Poder do Testemunho

Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. -  Hebreus 11:27
Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo. - João 9:25


Ouvia o hino "El Ciego", de Marcos Vidal, uma interpretação contemporânea do que aconteceu a um homem duplamente discriminado: Primeiramente por ser cego (presumia-se um pecado para que alguém nascesse com deficiência -  João 9:2), depois, por ter sido curado pelo Senhor Jesus e ter dado testemunho do fato, o que custou-lhe a expulsão do templo (João 9:34).

O que me chama mais a atenção nessa história é que, após a cura, o relato do milagre, a consternação das "autoridades episcopais", e a expulsão do homem, o Senhor o encontra, ou seja, vai à procura dele, e oferece-lhe a salvação:

"Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos." (João 9:35-39)

O fato é que devemos sempre testemunhar. Podem zombar, podem não acreditar, mas jamais poderão contestar o SEU depoimento do que Cristo fez por você. Não é preciso estar em um altar de um templo para isso.

Marcos Vidal diz: "Não sou Einstein, nem Van Gogh, nem Cervantes, nem Platão... Não conheço Leo Messi, nem Nadal, nem Federer... Só sei que eu era cego, e agora posso ver!". E continua: "E quem não viveu isso, não pode entender. Não há um só dia que eu não Te agradeça essa Liberdade..."

Agradeça a Jesus. Conte o que Ele fez por você, ainda que não tenha entendido quando Ele cuspiu na terra, fez lodo, e untou seus olhos (João 9:6), porque importante é que Ele nos encontrou algum dia, perdidos, excluídos, e fez a Luz brilhar na sua e na minha vida.


O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou. - Mateus 4:16Isaías 9:2

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.  E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. - Lucas 4:18-21

Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. - 2 Coríntios 4:6
Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. 2 Timóteo 1:12

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Under Pressure - Passando pela Prova Dando Glória a Deus


Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá". João 13:7
Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2:10




Ontem a Anna me mandou uma mensagem falando sobre o milho de pipoca, que necessita passar por altas temperaturas... Sabemos que são inúmeras as metáforas: o ouro no fogo, a areia que provoca a reação da ostra, produzindo a pérola... E o carvão, que sob pressão, nas profundezas da terra, transforma-se em diamante.



"Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. " Zacarias 13:9
O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração.Provérbios 17:3

terça-feira, 21 de abril de 2015

Você tem um valor - o conto do velho, do menino, e do burro


Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. - Salmos 42:9-11

Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens. - 1 Coríntios 7:23

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. - João 17:13-18



Hoje é aniversário de dois futebolistas cristãos que já citei aqui: Kaká e David Luiz. Não são exemplos por serem perfeitos, pois perfeito é só o Senhor, mas por jamais terem se envergonhado do Evangelho (Romanos 1:16).

Lendo as abobrinhas que escrevem a respeito deles, constato mais uma vez o que acontece na vida de todos nós: Se você tem vitória na vida, é porque alguém o ajudou, ou pelo fato de terem-lhe dado oportunidades, ou devido a você ter estudado na USP, ou qualquer outro motivo. Agora, se você está em uma má fase, acontece algo de ruim na sua vida, na sua família ou na sua saúde, é porque você é um crente idiota que se comprometeu com castidade e com "aquela igreja" que só faz tomar seu tempo e seu dinheiro.

Claro que nós, cristãos, somos gratos por toda a ajuda, por recebermos oportunidades incríveis, e que as autoras do blog dão MUITO valor ao fato de terem cursado a Universidade de São Paulo. Mas é impressionante como as pessoas se recusam a dar glória a Deus, muito embora sejam as primeiras a culpá-Lo pelas coisas ruins. Lembra-me a história do "velho, o menino, e o burro": não tem como agradar. Aliás, graças ao Senhor, que sempre nos faz triunfar em Cristo. Afinal, não somos desse mundo (apesar de falhos e vulneráveis, porém SEMPRE justificados e santificados no Sangue do Cordeiro de Deus). E jamais seremos compreendidos.

A você, que é criticado e odiado por ser crente, deixo esse maravilhoso hino do Poeta Sérgio Lopes:



Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. - 1 Coríntios 2:15

Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? - 2 Coríntios 2:15-16



Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. - 1 Coríntios 1:23-29

Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados. Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.
Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". - Hebreus 10:32-38

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Que é isso na tua mão? - É na Unção (e na disposição) que se encontra Poder

Juízes 15:16: "Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens."
Juízes 3:31: "Veio Sangar, filho de Anate, que matou seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois. Ele também libertou Israel."
Juízes 4:21: "Entretanto, Jael, mulher de Héber, apanhou uma estaca da tenda e um martelo e aproximou-se silenciosamente enquanto ele, exausto, dormia um sono profundo. E cravou-lhe a estaca na têmpora até penetrar o chão, e ele morreu."
 1 Samuel 17:50: "Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou."
 Juízes 6:14O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?"


Assim como John Bunyan (estou relendo O Peregrino ;), tive um sonho. Sonhei que estava em um barco, com a Anna e muitas meninas (isso foi há uns dez anos atrás), todas usávamos roupas brancas, e todas estávamos prestes a ser atacadas por uma outra embarcação. Eu dizia para a Anna procurar pedras, para atirarmos no bote inimigo. Seria impossível vencer com meras rochas, mas quando estas atingiam seu alvo, transformavam-se em granadas de mão. Em um momento posterior, eu procurava uma espada para enfrentar os adversários, que já haviam começado a abordagem.

Não importam as circunstâncias, Deus não nos pede o impossível. Ele não é injusto. Ele faz o impossível acontecer. Pequenos objetos tornam-se grandes armas nas mãos de quem tem fé.

- O que você tem ao seu alcance? (Êxodo 4:2)


Eclesiastes 9:10: "O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria."
Juízes 7:19-22Gideão e os cem homens que o acompanhavam chegaram aos postos avançados do acampamento pouco depois da meia noite, assim que foram trocadas as sentinelas. Tocaram as suas trombetas e quebraram os jarros que tinham nas mãos; as três companhias tocaram as trombetas e despedaçaram os jarros. Empunhando as tochas com a mão esquerda e as trombetas com a direita, gritaram: "À espada, pelo Senhor e por Gideão! "
Cada homem mantinha a sua posição em torno do acampamento, e todos os midianitas fugiam correndo e gritando. Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor fez que em todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas. Mas muitos fugiram para Bete-Sita, na direção de Zererá, até a fronteira de Abel-Meolá, perto de Tabate.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Deixa o meu povo ir - A Igreja Perseguida, as crianças desaparecidas e a nossa necessidade de oração constante

1 Timóteo 2:1-6"Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

2 Coríntios 4:8-11: "De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.
Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal."




Há um ano ocorreu o horrendo sequestro das garotas nigerianas... E o que temos feito? Esquecido dos nossos irmãos perseguidos?
Claro que às vezes é difícil lembrar de todos. Há que se lutar pela família, pela nossa própria estabilidade espiritual, pelos irmãos da igreja local, pelos colegas recalcitrantes... Mas hoje lanço mais uma vez o apelo aos queridos leitores: Vamos orar mais!



Em outubro de 1887, pouco antes do nosso casamento, meu marido foi aceito pela Igreja Presbiteriana do Canadá para abrir um novo campo missionário no norte da província de Honan, na China. Partimos de navio em janeiro de 1888 e chegamos à China no mês de março. Nem sonhávamos das enormes dificuldades da tarefa que nos esperava.

Uma carta do conhecido missionário Hudson Taylor nos deu a primeira ideia do desafio:

"Estamos sabendo que o norte de Honan é o campo onde irão trabalhar. A nossa missão está tentando há dez anos entrar naquela província e só agora conseguimos uma pequena porta. É uma das províncias mais hostis a estrangeiros na China. Irmãos, se quiserem entrar ali, terão de avançar de joelhos..."

Hebreus 12:12: "Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes."
Efésios 6:18: "Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos."
Êxodo 9:1: "Depois o Senhor disse a Moisés: "Vá ao faraó e diga-lhe que assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixe o meu povo ir para que me preste culto."
Lucas 18:1: "Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar."
Tiago 5:16: "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz."

sábado, 4 de abril de 2015

No Egito escrava fui - O Êxodo


Êxodo 12:7-14: "E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. (...)
Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito. Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo.






E, depois de tantos anos, finalmente livres!
Após o nascimento do Libertador, a manifestação dos sinais, as trevas, a invasão de bichos nojentos, as úlceras, a saraiva, a água que virou sangue... Quando, em nossa caminhada, não vimos a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve? (Malaquias 3:18)

Agora, cobertos pelo sangue do Cordeiro (Êxodo 12:7), eu, minha casa, meus vizinhos, meus entes queridos, todos debaixo da Promessa, nos lançamos à toda velocidade do lugar da nossa escravidão, para prestar culto ao nosso Deus ( Êxodo 5:1).


Haverá momentos em que o mar estará à frente, os inimigos estarão em nossos calcanhares (Êxodo 15:19)... Mas o meu Deus é poderoso para abrir o mar, para derrotar a morte, para fazer com que nossos vestidos e calçados espirituais jamais se gastem (Deuteronômio 29:5), para fazer cair maná do céu, para fazer o monte Sinai fumegar (Exodo 19:18), e colocar uma coluna de fogo e uma nuvem de glória (1 Coríntios 10:2)  em nossas vidas, todos os dias de nossa peregrinação.


Então, pra que murmurar? Lancemos os bezerros de ouro, os pepinos e o jugo da escravidão mundana para longe! Egito? Nunca mais!


Hebreus 9:14-24Quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!
Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez;
pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo aquele que o fez. Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue.
Quando Moisés terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de novilhos e de bodes, juntamente com água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o próprio livro e todo o povo, dizendo:
"Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam".
Da mesma forma, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios das suas cerimônias.
De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.
Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;


Apocalipse 12:11E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Já morri pra minha vida - A Paixão


Romanos 6:4-11"Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado.
Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus.
Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus."




Imagem: http://evagelizamos.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html




2 Coríntios 5:14-21"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (...)
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.
Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.
Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus."

1 Coríntios 15: 51-55: Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.
Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória. Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? "