domingo, 1 de julho de 2012

À margem


E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.Daniel 11:32

Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.Salmos 100:2

A maioria das pessoas tende a rotular e rejeitar quem é diferente. Especialmente na adolescência. Lembro-me que no ensino médio uma grande amiga não suportou o bullying e precisou mudar de colégio, simplesmente por não adaptar-se ao estilo de roupas que a maioria dos alunos adotava.
Quando se é cristão, a coisa complica um pouco: Você é diferente no agir, no falar, no vestuário, no pensar... Quando tinha uns doze anos e idade ganhei de um grande amigo e pai na fé um livro chamado “Café com Deus”, do cartunista evangélico Rubinho. Uma das ilustrações mostrava vários carros num engarrafamento, e um crente feliz ao volante, vestindo capacete, na contra-mão.
A metáfora do contra-fluxo é óbvia: Seguimos todos no sentido oposto ao do mundo. Mas duas coisas hoje ainda me chamam a atenção naquela figura: o cristão está alegre em ser diferente, e um dos motivos para isso é que ele veste um capacete espiritual.
Em Efésios o apóstolo Paulo fala a respeito da armadura espiritual e menciona o “capacete da salvação”. Este instrumento nos protege contra acusações, bullying, discriminação, chacotas, e tudo mais que o inimigo possa inventar para nos atingir. Triste é o cristão que tenta seguir o curso mundano. Triste é o que se considera parte do povo de Deus e não tem certeza em fazer a diferença. Ainda não é salvo.


Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.Ezequiel 44:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário