quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pneuma - Porventura viverão estes ossos?

O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. -  33:4
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. - Gênesis 2:7

O poeta Manuel Bandeira escreveu:

Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
— Diga trinta e três.
— Trinta e três . . . trinta e três . . . trinta e três . . .
— Respire.

...............................................................................................................

— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.


A verdade é que às vezes nos sentimos enfermos no ânimo, sem direção, sem opções, sem perspectiva de vida. Mas hoje venho aqui lembrá-los que o Senhor Jesus disse, em sua despedida:

Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. João 14:19

Ainda que estejamos como o povo de Israel, representado por um vale de ossos secos (Ezequiel 37:2), o sopro do Espírito e a Palavra de Deus têm poder para nos transformar mais uma vez em um grande exército:

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Ezequiel 37:9

A minha versão da poesia ficaria:

Pneuma
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.

Mandou chamar o Médico:
— Respire.

— Então, Senhor, não é possível tentar o pneumotórax?
— Não. A única coisa a fazer é tocar um hino de louvor.


Deixe o Sopro de Deus reanimá-lo, mais uma vez.

Show me a vision like Eziekel saw //  Mostre-me uma visão como Ezequiel viu
An Army of Light from a valley of bones // Um exército de luz de um vale de ossos.
Breathe life into these lungs of mine, // Sopre vida nesses meus pulmões,
So I can scream and shout of your love divine. // Então poderei gritar alto sobre Teu amor divino.


Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio". E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. - João 20:21,22


‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’. - Atos 17:28
Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Habacuque 3:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário