sexta-feira, 25 de maio de 2012

Abandono de causa?


"Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome."Malaquias 3:16


Meus amigos (especialmente os meninos) costumam irritar-se com minha memória. Sei que há um humorista americano que teoriza a respeito da capacidade feminina de lembrar coisas, classificando-a como “memória emocional”. Durante algum tempo, inclusive, alguém muito querido divertia-se a valer associando-me a ela.
O fato é que sou péssima com datas, esqueço praticamente tudo o que leio - se não o fizer por pelo menos umas três vezes, e durante muitos anos não sabia nem ao menos o meu número de identidade de cor. Mas sempre recordo fatos, palavras e até gestos presenciados.
Mais: Acontecimentos cotidianos remetem-me a pessoas amadas. O resultado é um verdadeiro “empesteamento” das caixas de mensagens de amigos com testemunhos, poemas, excertos de obras literárias, músicas, notícias de jornal. É quase incontrolável, não consigo deixar de lembrá-los.

Lendo o livro do profeta Ezequiel deparamo-nos muitas vezes com a expressão “o Senhor abandonou a terra” . Essa era a desculpa para o povo dedicar-se a toda a dissolução doutrinária, idolatria e iniquidade.
Hoje não é diferente. A maioria das pessoas envolve-se com o mundo a pretexto de que Jesus tem coisas mais importantes para cuidar do que “esse pecadinho tão inocente que estou cometendo agora”.
É claro que Deus se lembra. Se eu, uma completa “avoada” (palavra da minha avó) e “sonsa” (palavra de um colega) recordo, e me importo, é claro que o nosso Criador se incomoda com absolutamente todo e qualquer detalhe de nossa vida.


Estive com uma das pessoas supracitadas um dia desses e ela me remeteu a uma brincadeira que fazíamos há quase um ano atrás. Permaneci em silêncio, o que fez com que meu interlocutor achasse que minha memória falhara. A verdade é que estava um pouco chateada e não queria brincar naquele momento. Mas é óbvio que o assunto permanecia vivíssimo em minha mente.

Esse fato deixou-me a refletir: Deus está chateado e absolutamente não quer brincar. Chateado com todos nós que proclamamos pertencer ao seu povo, mas que o temos negligenciado. E que simplesmente achamos que podemos retornar a qualquer momento com nossas anedotas, nossos sorrisos, sem qualquer arrependimento ou compromisso com Ele. Sem qualquer mudança efetiva de vida.

Ele se cala justamente por se importar tanto.

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras."Apocalipse 20:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário