sábado, 5 de julho de 2014

Em média, 40 anos... Margeando o tanque agitado pelo Anjo, ou o deserto

Salmos 40:1: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”

      Esperar... Minhas amigas sabem que um dos meus milhares de defeitos é a falta de paciência. Lembro-me que, certa vez, quando (finalmente) uma pessoa cuja alma o Senhor me designou a zelar resolveu aproximar-se da Palavra, disse-me mais ou menos o seguinte: “Moisés andou quarenta anos no deserto para conseguir levar o povo à terra prometida, não foi de um dia para o outro”.

Não quis desestimulá-lo com o argumento de que, tecnicamente, o povo só morreu no deserto por conta da dureza de coração e da falta de fé.
Hebreus 3:17: “Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

De qualquer forma, como no caso dessa pessoa, às vezes o Senhor faz com que seus servos e profetas tenham que esperar. Solidarizo-me grandemente com Moisés quando leio a seguinte passagem:

Números 11:11-14: “E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo? Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais? De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer; Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.”

O fato é que, felizmente, nosso Deus é paciente e longânimo (Salmos 103:8) e a cada dia exige de nós a coragem de perseverar. Em uma de minhas batalhas diárias, Ele me levou à história do homem que estava há trinta e oito anos junto ao tanque de Betesda:
João 5:7: Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".

Sempre alguém chega antes. Sempre parece que vai terminar a luta, mas não é o que acontece. Quanta frustração. Mas ao continuar a leitura, percebe-se que a prova não termina aí:
João 5:10: Os judeus disseram ao homem que havia sido curado: "Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca".

Aí é que entra a vitória que vence o mundo: A nossa fé (1 João 5:4):
João 5:11: Mas ele respondeu: "O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ".

Seja lá qual dia for, seja lá qual for a situação adversa, Jesus Cristo, Homem, o Mediador (1 Timóteo 2:5), me mandou levar a minha cruz (Lucas 9:23), a minha maca, e o rebanho (João 21:17).
Dedico aos que esperam o milagre - seja na posição do paralítico, ou na do líder Moisés – o hino Bethesda, de Sérgio Lopes.



Lucas 5:5: Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário