segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O dia mau, o euroaquilão, e a Palavra

"Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo." Efésios 6:10-13


     Já falamos aqui sobre resiliência. Volto ao tema, com base na fantástica passagem do capítulo 27 do livro de Atos.
     Em resumo: Deus havia advertido, por meio de São Paulo, os romanos a não fazerem uma viagem. Não obstante, por questão de comodidade, ignoraram o aviso, e perto da chegada, passaram por um tremendo vendaval, a ponto de São Lucas dizer que “fugiu-nos toda a esperança de nos salvamos”. Houve sacrifício de bens, os soldados estiveram a ponto de matar os presos, os marinheiros quase abandonaram o navio, mas conforme a profecia nenhuma alma foi perdida.
     Existem dias maus, más temporadas, grandes tribulações. O que chama a atenção em tais momentos é a fé traduzida na atitude dos homens de Deus. Apontamos aqui, anteriormente, o gesto cristão de atletas, na vitória e na derrota. Sublinho nessa oportunidade o ato do apóstolo: Levantou-se, reiterou a mensagem profética, testemunhou o que a Palavra de Deus representava em sua vida, e animou os companheiros de viagem a comer e cuidar da própria saúde. Naquele momento ele certamente respaldava-se na preparação espiritual adquirida em noites de oração e íntima comunicação com Cristo.




     Todos temos dias maus. Todos nos sentimos desesperados, pelo menos de vez em quando. Todos temos um dia da semana que abominamos (o meu sempre foi quinta-feira ;). Mas esse é o dia que o Senhor fez (Salmos 118:24), para que eu e você, profetas, atletas de Cristo, marujos, centuriões, combatentes do bom combate, apóstolos e doutores, nos levantemos, testemunhemos e confiemos que Deus nos deu as almas de todos quantos navegam conosco.


Deixo Praise You in The Storm, de Casting Crowns, a você que também enfrenta o vento:




Visto que os homens tinham passado muito tempo sem comer, Paulo levantou-se diante deles e disse: "Os senhores deviam ter aceitado o meu conselho de não partir de Creta, pois assim teriam evitado este dano e prejuízo. Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído. Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’. Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito." Atos 27: 21-25

Um comentário: