segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Por que perguntas pelo meu nome, visto que é maravilhoso?" Juízes 13:18


“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” Isaías 42:8

Ia para a Igreja num táxi horroroso: vidros escancarados no frio, música ruim no último volume. E quem conhece a tia aqui sabe que sou intolerante com música de má qualidade. Qual não foi minha surpresa, quando, em meio à desafinação e arranjos fraquíssimos, ouço o nome do meu amado Jesus.

Não era louvor, queridos. O nome que é sobre todos os nomes vinha misturado com o de um monte de gente. Gente ruim, insensata, extravagante, egoísta, vaidosa e pecadora, como eu e como você. Então resolvi escrever a respeito.

Jesus foi o homem mais importante da história, e isso ninguém é louco de negar. Religiões, filosofias, ciência. Só que não pára aí. Ele é Deus. Daí começa a agitação geral:

Raciocine comigo, se Jesus é Mestre, e um ser altamente evoluído, como todas as correntes do mundo não podem negar que Ele o seja, tudo o que Ele falou é verdade (pois seria absurdo admitir-se um Mestre mentiroso). Ora, Ele deixou explícito que não é apenas um mestre, mas O Mestre dos mestres, Rei dos reis e Senhor dos senhores, sem o qual não existe salvação. Transcrevo algumas das palavras dEle nesse sentido:

João 14:5-9: “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

Note que Jesus não admite a existência de outro caminho, como penitências, reencarnação ou a simples caridade humana, até porque o homem não conhece a caridade, se não conhecer antes a Cristo. Nenhum ser humano é bom, se não for transformado e constrangido pelo amor de Cristo:

João 15:13: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”
João 15:5: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Não é uma questão de ponto de vista, é uma questão de vida ou morte eternas. Por isso às vezes nós, crentes, nos embrenhamos em discussões com pessoas queridas. Digo por experiência própria: não tenho perfil de evangelista, mas desde o primeiro dia de minha conversão recebi um fortíssimo chamado para a intercessão. Coisa de acordar de madrugada para lutar em oração por uma alma, de verdade. E às vezes, de joelhos dobrados, fico imaginando as alminhas dos meus amados, perdidas, perecendo. Dói. O apóstolo Paulo chega a dizer na carta aos Gálatas, capítulo quatro, versículo 19: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós (...)”. Não é querer ser dono da verdade, é conhecer a verdade. E ser liberto e esclarecido por ela (João 8:32)


“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário